Cidadania

Senha para acesso a serviços do Governo Federal agora pode ser gerada on-line

Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Sicredi disponibilizam o serviço pelo internet banking

O Ministério do Desenvolvimento Social informa, que conseguir a senha para acessar mais de 20 serviços do Governo Federal sem sair de casa ficou ainda mais fácil. Parceria firmada entre INSS, Dataprev e instituições bancárias possibilita obter on-line a senha de acesso para serviços como Meu INSS, Carteira de Trabalho, Previdência Social Digital e Sine Fácil. O Banco do Brasil passou a disponibilizar a opção este mês.

O Núcleo de Autenticação Interbancária (NAI), que possibilita a geração de senha pelos bancos, já está em funcionamento também no Itaú, Santanter, Bradesco, Mercantil, Sicredi e Banrisul.

O código gerado nos bancos amplia e facilita as formas de acesso aos serviços do INSS e do Ministério do Trabalho por meio da plataforma de autenticação eletrônica chamada Cidadão.Br. Além disso, evita que o usuário tenha que se locomover até a uma agência de atendimento.

Como funciona - Ao acessar o internet banking do seu banco, clique no menu de serviços, escolha a opção para criação do código inicial, de sete números. Depois, vá para o site cidadao.dataprev.gov.br ou Meu INSS e informe CPF e esse código inicial gerado pelo banco.

Será produzida então a senha definitiva, que permitirá ao usuário consultar serviços como o extrato de informações previdenciárias, a segunda via da carta de concessão de benefícios e histórico de créditos, além de informações sobre o seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e abono salarial.

A senha para acesso aos mais de 20 serviços do governo federal pode ser obtida diretamente pelo Meu INSS (site e aplicativo para celulares) e pelo portal Cidadão.Br. É necessário responder a um questionário eletrônico com dados pessoais, trabalhistas e previdenciários. E, em último caso, o cidadão pode conseguir a senha diretamente na rede de atendimento do INSS.

A plataforma de autenticação desenvolvida pela Dataprev conta atualmente com mais de 16 milhões de pessoas cadastradas.

Veja como conseguir a senha para acesso pelo internet banking nos bancos:

Banco do Brasil – Serviços > Previdência Social > Senha Meu INSS – NAI
Banrisul – Serviços > Criar Código INSS
Bradesco – Outros Serviços > Documentos > INSS > Cadastrar Código Inicial
Itaú – Previdência > INSS > Cadastrar Senha Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS
Santander – Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária

Fonte:MDS

Para mais informações, basta entrar em contato com a Coordenação Técnica de Assistência Social por meio dos telefones (98) 2109-5400/5420/5424.

Mais em Cidadania

Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Graça Aranha

PREFEITURA MUNICIPAL DE GRAçA ARANHA